Segundo a Doutrina Espírita, na questão nº 919 de O Livro dos Espíritos, o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual. O Conhece-te a ti mesmo, exarado no templo de Delfos na antiga Grécia, atesta que o autoconhecimento representa a base fundamental para uma vida feliz, isenta de tormentos que cabe a nós evitar. Quantos tormentos não seriam evitados se nos conhecêssemos melhor? Se tivéssemos consciência do nosso potencial, como também das fragilidades que ainda possuímos?
Grande parte das angústias experimentadas por nós tem a ver com a nossa atitude mental diante da vida e das dificuldades pelas quais atravessamos. William James afirma que “A Maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas, apenas mudando suas atitudes mentais”.
Outro pensamento importante atribuído a Einstein nos diz que “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Impossível mudar a colheita, quando plantamos as mesmas sementes. A vida é regida por leis imutáveis criadas por Deus, e essas leis são retributivas, semeamos o amor e colheremos amor, semeamos ventos e colheremos tempestades, já diz a sabedoria popular. Mas Semear é preciso.
Lembro de uma história do mineiro que queria adquirir uma propriedade rural para cultivar. Saiu a procura e em determinado lugarejo, tinha um roceiro sentado, perto de um terreno que lhe agradou, e o mineiro pergunta-lhe:
Essa terra dá feijão, milho, arroz?
O roceiro respondeu:
Dá não sinhô!
Dá fruta, laranja, caju, banana?
Dá não sinhô!
Dá legumes, batata, chuchu, beterraba?
Dá não sinhô!
Uai,esse trem não dá nada?
E o roceiro respondeu:
Só se plantar Sinhô!
Atitude pró ativa é a que transforma os sonhos em realidade.