Não é fácil ler a Divina Comédia
Abandone toda esperança de leitura fácil, você que adentra o território de Dante. Mas a leitura é algo possível e bom, uma experiência rica. Busque um lugar calmo e silencioso, concentre-se e mergulhe nas palavras e imagens de Dante. Se o seu cérebro anda acostumado a séries infantilizadas e textos que nada lhe exigem, não espere que ele entre em contato com o refinamento de Dante sem que haja algum estranhamento. É natural. Portanto, persista. Você vai se deslumbrar. O modo medieval de entender o mundo está ao seu alcance, traduzido por um grande poeta. Não se prive disso. Leia o micro resumo abaixo e veja, ao final, os links para ler o texto completo, em Português e no original, além de pinturas sobre Dante e sua obra.
Nel mezzo del cammin di nostra vita
mi ritrovai per una selva oscura
ché la diritta via era smarrita.
Assim inicia A Divina Comédia, com o próprio Dante no meio do caminho da sua vida, perdido numa selva escura e longe do caminho certo. Ali, encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar à selva, Dante encontra o espírito de Virgílio disposto a guiá-lo.
Virgílio foi chamado por Beatrice, que desceu do Paraíso e buscou Virgílio no limbo para ajudar Dante. Virgílio propõe uma viagem pelo centro da terra: iniciaria nos portais do inferno, atravessaria o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório e dali seguiriam até as portas do céu.
Virgílio o guia e protege por toda a longa jornada pelos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer. Escapam do inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra.
É no início do terceiro canto do inferno que se encontra um dos mais famosos versos de Dante:
“Abandonai toda esperança, vós que entrais”.
O último verso é:
“E quindi uscimmo a riveder le stelle”.
"Então saímos para ver de novo as estrelas".
Depois de passar pelos dois níveis do ante purgatório, atravessam um portal e passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio (este era pagão e Dante não ousou coloca-lo no céu) e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do paraíso. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatrice e se purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas.
Esta parte se encerra com o verso “puro e disposto a salire alle stelle (puro e disposto a subir às estrelas).
Ainda no paraíso terrestre, Beatrice olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a se elevar. Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano.
No céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir.
No céu cristalino, Dante adquire um novo sentido, a fim de compreender o mundo espiritual. Há nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, o poeta se separa de Beatrice e tem a oportunidade de sentir o amor que emana diretamente de Deus, algo que Dante define com o verso final da Divina Comédia:
“l’amor che move il sole e l’altre stelle”.
"O amor que move o Sol e as outras estrelas".
A Divina Comédia
■ domínio público ■
disponibilizado por www.gov.br
■
■ domínio público ■
disponibilizado por www.gov.br
■
Stelle
O mais completo site sobre a Divina Comédia em português
(estudos, textos original e traduzido, referências, links, ilustrações)
■
O mais completo site sobre a Divina Comédia em português
(estudos, textos original e traduzido, referências, links, ilustrações)
■