Ao ler o livro "Médico de homens e de almas", da autora Taylor Caldwell (1900–1985), percebi as bênçãos em torno dos caminhos percorridos por Lucas, desde a infância. Caldwell levou 46 anos para escrever o livro. Ela afirma seu ímpeto contínuo em aprimorar e pesquisar sobre a vida de São Lucas, tendo ela e o marido lido mais de mil livros e viajado várias vezes à Terra Santa. O título original da obra é "Dear and Glorious Physician" e foi publicado em 1958. A autora, aos doze anos de idade, encontrou um livro de uma freira que viveu em Antioquia na época de Lucas e,
em sua obra, ela relata detalhes da infância dele. A narrativa é dividida em três partes.
A primeira destaca a convivência com Rúbria, a paixão de sua vida. Rúbria era uma menina meiga, doce, mas que padecia da "doença branca" (leucemia ). A sua tenra fé em Deus, e como chamavam os gregos: O Deus desconhecido. A partir da morte precoce de Rúbria, ele se revolta contra Deus em uma ira infinita. Sempre se perguntava porque motivo Deus levaria um anjo de meiguice e beleza e sem motivos para morrer tão cedo.
A segunda parte é dedicada ao aluno de Medicina que vai estudar em Alexandria e todos os ensinamentos que ele obtêm com suas novas experiências. Mas, ainda, sempre muito revoltado com Deus. Quando curava uma doença em forma de milagre, ela atribuía o sucesso da cura, a um erro de diagnóstico. O inconsciente dele sempre agindo em negação a existência de Deus.
A terceira parte o narra o encontro de Lucas com Deus, através dos testemunhos que encontrou em todas as suas viagens a trabalho.
Há momentos tocantes entre curas e milagres. Destacaria o comovente sonho em que a mãe de Lucas, Íris, tem a revelação de que seu filho se torna apóstolo e lhe escreve uma carta dizendo:
“Amado filho, em sonho me foi revelado que já não pertences a tua família e que a Deus deves seguir. Lembra-te porém, com amor, de nós, pois sempre estarás em nossos corações”
O momento mais comovente do livro é o encontro de Lucas com Maria Santíssima. Momento em que Ela relata toda a sua vida a partir da aparição do Anjo Gabriel, até a morte de Jesus na Cruz.
Lucas foi o único evangelista que não era judeu. Ele também não conheceu Jesus e todo o conteúdo do seu Evangelho foi relatado por testemunhos de Pedro, Thiago e de Maria Santíssima. Ele dizia que Roma não precisava dele por ser muito bem servida de hospitais e médicos. Toda a carreira dele foi dedicada a cuidar dos pobres desvalidos, escravos e necessitados. É um livro muito bem escrito de leitura leve e de muita emoção. Parafraseando a autora, Taylor Caldwell afirmo que a busca de Deus e revelação final é a única significação na vida dos homens. Sem essa busca a vida do homem se torna inútil, seja qual for seu grau de poder ou nascimento.