O Esial era um edifício de dois andares que olhava para a Praça da Bandeira de Campina Grande e que não sei se ainda está de pé. Eu descia por uma das ladeiras do Róger, e de um alto-falante que propagava um açougue do bairro apareceu-me o velho edifício. Não ali na rua, mas no meu juízo.
Diziam, em meu começo de vida, que eu não tinha o juízo certo, um aruá de estrada. Talvez tivessem razão. Eu via coisas que os grandes não viam.
No vigésimo ano do século 21, o edifício Esial removido para uma ladeira do Róger pelo Juazeiro de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, de 1950. Descobri um acostamento e parei sereno, escutando. Por que isso, a essa distância de espaço e bem mais de tempo?! Vem novamente o carro de propaganda, dessa vez com um dos hinos do Nordeste do mesmo Luiz Lua. Tudo me remetendo a um dos momentos mais duradouros desta minha passagem: o de ter ouvido, pela primeira vez, o tom, a voz e o arrastão da sinfonia de Luiz Gonzaga, arrastada da sacada do Esial de Campina. Ainda não era a “Asa Branca”, mas a junção da voz de Luiz com a da sanfona a ponto de não se poder distinguir uma da outra.
“Vai, boiadeiro, que a noite já vem...” Os acordes gerando muito mais que um canto, muito mais que um poema – o tom de um povo, um pôr de sol dentro de nós. Não era a dor do amor que se havia perdido, era a voz da terra, o duelo trágico dos centauros euclidianos transpostos do ar fumegante, dos caminhos traiçoeiros, dos cactos entrançados, das mordidas de cobra e das orações fortes – como reza Alcides Carneiro - para o timbre de voz de uma nação dentro da outra.
O rio Pajeú vai bater no São Francisco e o rio São Francisco vai bater no meio do mar. Luiz Lua, como no êxodo de Moisés, fazendo esse redemoinho de águas e de mundos. O fole se apodera de forças míticas para estancar a carreira do rio e mandar o Brasil ir, o Nordeste ir, o Brasil do São Francisco, o Brasil do Nordeste”
“O Brasil vai, vai, vai...”
O dicionário diz que o acordeon “é muito utilizado na música popular, mas não encontrou lugar na execução da música clássica”. Nos dedos afro-brasileiros de Luiz é cantochão, é elevação do homem nordestino a tudo que a realidade lhe tem negado.
Reunido a essa voz de Exu, é o apertar-da-hora de todo o Nordeste, dos picos mal-assombrados das Sete Cidades às planícies de xique-xique do sertão baiano. Nordeste de nove bandeiras distintas numa só voz comovedora. Uma voz de nação, de povo.
Gonzaga Rodrigues é escritor e membro da APL