Colaboradores e leitores do Ambiente de Leitura Carlos Romero sugeriram alguns títulos de filmes e séries que podem ser boas opções para este período de confinamento, quando a leitura, a arte, o cinema e a música se tornam boas companhias para aliviar tensões e apreensões desses tempos tão estranhos.
Na verdade, todas as produções sugeridas merecem ser vistas a qualquer tempo.
Clique nos pôsteres para ver trailers e informações sobre os filmes e seriados. E não deixe de sugerir outros bons filmes no quadro de comentários, no final da postagem.
A Cor Púrpura
Steven Spielberg / 1985
"Um filme histórico e belo, com uma trilha sonora invejável que se passa nos sul dos Estados Unidos. O tema é de esperança ante os reveses da vida. Baseado no romance homônimo de Alice Walker, o jazz nascente embala a trajetória de vidas que se intercruzam no vai-e-vem do destino."
Adriano de Léon, professor
Filhos do Paraíso
Majid Majidi / 1997
"Um lindo filme iraniano, que muito me encantou pela beleza de uma amizade com uma cumplicidade extremamente fraternal."
Alaurinda Romero, violinista
Dor e Glória
Pedro Almodovar
"Um filme sobre o contar uma vida pela arte. Primeiro, pelo desejo, em que a tontura e a vertigem se encontram. Uma biografia. Uma autoficção. Uma assinatura que fala de que o amor sozinho não basta!"
Ana Adelaide Peixoto Tavares, professora
Carnage
Roman Polanski / 2011
"Baseado na peça de teatro 'God of Carnage', de Yasmina Reza. O filme traça aspectos psicológicos nos diálogos e atuações que entregam entre quatro paredes o desenvolvimento das personalidades em suas mais esquisitas idiossincrasias: 4 pessoas, 4 paredes, e um problema burguês. Gosto do gênero, em confinamento ninguém é normal."
Ana Elvira Steinbach, professora
A vida e a História de Madam C. J. Walker
Minissérie Netflix / 2020
"A minissérie enaltece a vida de uma mulher que vence todos os preconceitos raciais e se torna a primeira mulher negra a ser milionária."
Ângela Paulo Neto, empresária
O Nome da Rosa
Jean-Jacques Annaud / 1986
"Recomendo, porque trata de uma guerra ideológica, tema oportuno ao momento."
Antônio David Diniz, fotógrafo
Ensaio sobre a Cegueira
Fernando Meirelles / 2008
"Ficção baseada na obra homônima do ilustre escritor Saramago. Trata-se do retrato de uma epidemia fantástica e suas repercussões coletivas e individuais."
Douglas Antério, advogado
A Vida é Bela
Roberto Benigni, 1997
"O cinema italiano sempre me atrai de alguma forma."
Felipe Avellar de Aquino, professor e violoncelista
Com Amor, Van Gogh
Dorota Kobiela, Hugh Welchman / 2017
"São duas obras de arte – cinema e pintura - que se sobrepõem em uma animação com artifícios tecnológicos capazes de inserir a narrativa no mundo imaginário do pintor, com os cenários e personagens que marcaram sua magnífica obra."
Germano Romero, arquiteto
1984
Michael Radford / 1984
"Produção inglesa, inspirada no livro homônimo de George Orwell. John Hurt e Richard Burton interpretam magistralmente o indivíduo e o estado totalitário. Acho que guarda intensa relação com o que estamos vivendo neste momento histórico-cultural. Um interregno, como diria Zigmund Balman, pois precisamos escolher um modelo que seja equidistante desses polos tradicionais: liberalismo x comunismo."
Irenaldo Quintans, empresário
A História de Deus, com Morgan Freeman
Série Natgeo 2016-2020
"Nesses dias de desassossegos, de aflições, angústias e incertezas, tenho me valido de filmes que acalentem a minha curiosidade e acrescentem, de uma forma ou de outra, valores em minha vida. É uma experiência indescritível mergulhar nos mistérios da fé e da íntima relação do homem e o Criador."
Laerte Nóbrega, auditor
O Feitiço de Áquila
Richard Donner / 1985
"Uma linda misteriosa e fantástica história de Amor. Vale a pena."
Marcos Pinto de Morais, artista plástico
O Pianista
Roman Polanski / 2002
"Encenado em triste época, foi um dos melhores filmes que assisti. De um realismo impressionante, sobre os horrores da segunda guerra mundial e como um pianista sobreviveu à perseguição nazista."
Marilene Cartaxo de Sá
Os Deuses Vencidos
Edward Dmytryk / 1958
"Um filme de estilo que narra em drama a complexidade da decência. Atores excepcionais: Marlon Brando, Montgomery Clift, Maximilian Schell... Exuberante!"
Mirabeau Dias, empresário
Milagre na Cela 7
Mehmet Ada Öztekin / 2019
"Quando pensamos em milagre, é comum sentirmos um ar quase divino. Milagre é também quase sinônimo do impossível e muitas vezes consideramos um ato do além para justificá-los quando acontecem. Esse filme captou toda sensibilidade que envolve um raro ato de bondade vindo de onde menos esperamos. O que por si só para muitos já se configura como milagre."
Ricardo Pinheiro, cabeleireiro
Malcolm X
Spike Lee / 1992
"Um filme muito bom, baseado em uma história real, que mostra uma vida de buscas e superação."
Sheila Turczinsky