Recuando no tempo, lembremos de que o físico Arquimedes, quando tomava banho numa banheira, sentiu que seu corpo, mergulhado no líquido, baixava de peso. E gritou entusiasmado: “Achei, achei!” Sim, ele descobrira a lei da hidrostática. E dizem que saiu correndo nu pela rua, dada a força do entusiasmo.
E o que vem a ser entusiasmo? Significa “Deus em nós”. E como ter entusiasmo? Procure a Música, procure a boa leitura, as boas amizades, o bom trabalho, uma religião saudável, procure a Natureza. Veja o mar sorrindo, através das ondas e espumas, veja as crianças brincando, cheias de entusiasmo, e Jesus abraçando-as, dizendo: “Vinde a mim as criançinhas por que delas é o Reino dos Céus. Entusiasmo é luz. Goethe tinha razão.
A Natureza é a maior fonte de entusiasmo. Você sai dela renovado. E se você quiser se entusiasmar com a Música, ouça a Nona Sinfonia.
Visitei, recentemente, paisagens estrangeiras, que me deram lições de entusiasmo, a começar por aquela cachoeira, descendo a montanha, sem medo de cair.
Entusiasmo e nada de desânimo, que é Deus fora de si.
Um famoso psicoterapeuta disse que três coisas fazem o homem alegre: a boa música, uma boa notícia e uma religião saudável. E diz o ditado popular que tristeza não paga dívida. Vamos, diga como o mestre Rabelais: Ria, ria, só o homem é o animal que ri.
Desejo concluir com um exemplo de entusiasmo. Trata-se de um animal, um pássaro. É só se levantar, manhã cedinho, e ei-lo saudando a vida, o nosso querido bem-te-vi. Mas, muita gente prefere ser urubu... Vestido de preto e procurando a carniça.