Antes que você mude de página pensando que essas fotografias são uma montagem, saiba que não são. E não tenha receio de encarar algo que é parte da natureza. São só imagens de um gatinho que nasceu com uma rara anomalia congênita, algo que pode ocorrer com todas as espécies animais, inclusive os seres humanos. Vá em frente e veja o resto do post.
O gato Frank e Louie tem 12 anos e, como é fácil perceber, nasceu com duas faces. Os bichanos que apresentam essa característica são chamados de 'gatos Jano', em referência ao deus da mitologia romana que tem dois rostos e que deu origem ao nome do mês de janeiro (por ser a transição entre dois anos).
foto | telegram
Geralmente, os gatos que nascem com duas faces têm um prognóstico de vida muito curto. A morte lhes vêm poucas horas após o nascimento. Por isto, o caso de Frank e Louie é tão surpreendente, já que ele conseguiu superar todas as adversidades e suposições. Aliás, em outubro de 2011, Frank/Louie entrou para Livro Guinness como o gato Jano de maior longevidade até agora.
Marty Stevens, a dona de Frank e Louie, é enfermeira veterinária, moradora de Worcester, Inglaterra. Ela se ofereceu para cuidar do gatinho quando um habitante local, criador de animais de estimação, levou-o à clínica, com apenas um dia de idade, para ser sacrificado.
Marty decidiu atribuir nomes a cada uma das faces do bichano e, graças aos seus cuidados, ele sobreviveu bravamente durante todo esse tempo, contrariando as estatísticas.
foto | telegram
Frank e Louie tem três olhos (dois normais e um terceiro, no meio, que não tem função visual), dois narizes e duas bocas. O cerébro é único e comanda todos os órgãos do corpo do felino. Por isto, as duas face reagem uniformemente, e não como entidades separadas.
Ter duas faces não significa comida em dobro de manhã cedo. Apenas 'o lado Frank' é conectado ao esôfago. Assim, o 'lado Louie' nunca pode saborerar um bom prato de filê de salmão.
Para alguns, a visão da anomalia pode gerar um certo desconforto. Marty diz que as pessoas ficam chocadas ao verem Frank e Louie à primeira vez, mas o espanto logo desaparece e cede lugar à ternura.
É bom saber que há seres humanos neste mundo capazes de acolher e dar carinho a esses animais, não? Sinal que a humanidade ainda merece algum crédito.
Veja alguns vídeos de Frank e Louie.
Atualização: Frank & Louie morreu em dezembro de 2014, depois de 15 anos bem vividos ao lado de sua "humana de estimação".