Você se sente muito importante neste mundo? Pensa que uma simples posição social o transforma em uma criatura superior? Imagina ser melhor do que os outros só porque tem um carro luxuoso na garagem?
Veja as ilustrações abaixo e reflita bem sobre esse sentimento de grandeza que domina o seu ser.
Aqui, a Terra, o "grande" planeta em que vivemos, é comparada aos outros planetas de dimensões assemelhadas ou inferiores. Como ela é especial, não?
Ooops... mas, quando fica perto dos gigantões Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, a Terrinha fica parecendo uma bola de gude.
E quando fica perto do Sol, então, a nossa Casa é um pontinho quase imperceptível. E o Astro-rei, a estrela que nos dá calor, apresenta-se como algo descomunal, de tão imenso que é.
Espere um pouco. Veja aquele mesmo sol ao lado de outras estrelas. Como ele fica pequenininho!
E aqui ele fica menor do que um pixel quando comparado à gigantesca estrela Antares.
Preste atenção nessa foto obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, focado em uma determinada região do espaço. Quantas estrelinhas, não?
Estrelinhas? Tem certeza? Agora olhe a foto abaixo...
Na verdade, o que parece ser estrelas são galáxias, onde se concentram bilhões e bilhões de estrelas, com zilhões de outros sóis iguais ou maiores do que o nosso.
E, agora? Diante de toda essa imensidão, você ainda acha que aquele carro de luxo, aquele cargo público, aquela polpuda conta bancária fazem de você alguém realmente especial?
Olhemos para o alto e sejamos humildes, reconhecendo que somos importantes, sim, em nossa condição, mas sem perder o bom senso; sem achar que somos melhores do que os outros em absolutamente nada nesta vida.
Essa é grande lição de humildade que está sob o nosso nariz. Só não vê quem não quer ver.