Feche a sua vida com chave de ouro. Quando dela sair, não leve remorsos em sua consciência. Remorsos e arrependimento, eis um binômio terrível que joga você num verdadeiro inferno.
Foi Tolstoi quem disse que deveríamos fazer da vida uma obra de arte. Três coisas importantes neste mundo: verdade, beleza e amor.
Precisamos transformar nossa existência num poema, numa escultura, numa arquitetura, numa partitura. Mas, todas essas coisas são feitas com muito trabalho, muito sofrimento, muita dor e muito suor. Afinal, tudo tem um preço.
O preço da vida é a dor. Mas depois da dor vem a alegria, assim como depois da escuridão da noite chega a luz.
A vida é uma oportunidade que Deus nos oferece para que possamos evoluir, crescer, iluminar-nos, sair da horizontalidade terrena para a verticalidade divina. Portanto, não vamos transformá-la num inferno.
Tudo na Natureza é alegria. As flores sorriem, as nuvens sorriem, o sol sorri, o mar sorri o seu sorriso de espumas, os pássaros sorriem através de seus cantos. Só o homem é que, vez por outra, apaga o seu sorriso, fecha o seu rosto, entra em depressão, envenena-se de ódio e ressentimentos e chega muitas vezes a destruir aquilo que recebeu de graça e que não construiu: o seu corpo. Ah, só o homem se suicida. Nenhuma flor se mata, nem um pássaro se destrói.
Mas por que o homem se mata? Porque tem a ilusão que com a morte ele vai dormir um sono eterno. Que estupidez! Se tudo acaba com a morte, que sentido tem a vida?
E vem esta indagação: se a vida termina no túmulo, qual a nossa responsabilidade de viver, a quem vamos dar conta de nossa existência? Responsabilidade é resposta à pergunta: o que fizeste de tua vida? Será que tudo termina no Nada?
Mas a maioria não quer pensar nisso. E haja barulho, e haja diversão, e haja esquecimento, e haja... Ah, cronista chato. Sai daí do computador e venha tomar aquele drink. Faz de conta que a vida é eterna, neste mundo redondo, que depois de 365 dias, dá uma volta em torno do sol. E cada volta é um ano a mais na nossa existência. E vamos cantar parabéns para você e muitos anos de vida, muitos anos de volta em torno do sol. E faz de conta que a morte não existe...