Esse movimento que foi iniciado no passado por várias mulheres fortes, guerreiras e ativistas na luta pela igualdade de direitos — segue mais firme e mais forte atraindo novas gerações de militantes mesmo sendo outros os desafios. Toda mulher deveria ler “O Segundo Sexo” — livro da filósofa francesa Simone de Beauvoir. Um clássico sobre o lugar da mulher no mundo publicado em 1949 pela maior pensadora do feminismo. Uma corrente que existe na Europa desde o começo do século 20.
Simone de Beauvoir (1950) CC0
O feminismo, infelizmente, costuma ser mal interpretado no Brasil. Piadas maldosas e posições políticas controversas impedem avanços nos direitos das mulheres. Por isso é importante nos conscientizarmos sobre o que representa o feminismo — não apenas para as mulheres, mas sobretudo, para os homens.
Não me estenderei mais sobre sua vida e obra, no entanto gostaria de citar algumas frases antológicas de Simone que, certamente, nos ajudarão a entender um pouco mais as suas ideias e refletirmos melhor sobre o assunto.
Darina Belonogova
“Homem é a definição de ser humano e mulher é a definição de fêmea – quando ela se comporta como ser humano, ela diz que imita o homem”
“Ninguém nasce, mas preferencialmente, se torna, uma mulher”.
“Querer ser livre é também querer livres os outros...”
“Em si mesmo, a homossexualidade é tão limitante quanto o heterossexualismo: o ideal deveria ser a capacidade de amar uma mulher ou um homem, ou um ser humano, sem sentir medos, restrições ou obrigações”,.
“Cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos”.
Essa é Simone de Beauvoir.
Simone de Beauvoir #simonebeauvoir (Instagram)
Mas afinal será que todas as mulheres entendem o significado dessa palavra? Feminismo? Dias atrás, li um livro de uma escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie: “Sejamos todos feministas”. Nele ela fala que foi muito
Chimamanda Ngozi
Francois Durand
Francois Durand
Claro que ela estava apenas brincando, mas é claro também que homens e mulheres são diferentes. São diferentes nos hormônios, são diferentes fisicamente – os homens são muito mais fortes. É comprovado estatisticamente que 52% são mulheres em todo o mundo. No entanto, infelizmente, os cargos de poder e prestígios ainda são ocupados pelos homens. O que não é justo, pois a pessoa mais qualificada para liderar não deveria ser a pessoa mais forte fisicamente, mas a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora; e esses atributos tanto podem fazer parte da mulher como do homem, isto só prova que as ideias de gênero ainda deixam muito a desejar. O problema é que muitas mulheres estão confundindo feminismo com igualdade de condições, direitos e deveres. O problema é que direitos elas têm de menos, enquanto que deveres elas têm demais.
Mastrangelo Reino
O fato é que se passou a exigir da mulher moderna vários papéis na sociedade e na família; o que é uma equação desumana. Esta variedade
Yunus Tuğ
A injustiça e o preconceito em relação à mulher na sociedade não são clichês, mas uma realidade nua e crua. Muitas não conseguem driblar esta situação, o que às vezes levam-nas a fazer uma opção entre sua carreira, o casamento e ser mãe. Mas, mesmo com os obstáculos que aparecem, as mulheres estão conseguindo seu espaço e isto bate com a frase de Adriana Carvalho numa entrevista na ONU:
“Há o mito entre as mulheres de que quanto mais alto o meu cargo, mais frenética e insana vai ser a minha vida. Mas quando se está no topo, o poder de fazer mudança é maior”.
Adriana Carvalho (centro) - ONU MulheresONU Brasil
Será que conseguiremos isto um dia?