Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, ponto turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Arg...

Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires

turismo buenos aires argentina recoleta caminito
Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, ponto turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Argentina. O lugar adquiriu significado cultural devido a ter inspirado a música do famoso tango Caminito (1926), composta por Juan de Dios Filiberto.

Ao contrário, a letra do conhecido tango , escrita por Gabino Coria Peñaloza, está inspirada num caminho da localidade de Olta, na província de La Rioja. Por esta razão e em homenagem a Coria Peñaloza, em 1971 uma rua da localidade de Chilecito recebeu também o nome de "Caminito".

turismo buenos aires argentina recoleta caminito
Caminho rural de Olta (Belgrano, La Rioja) Diocese de La Rioja
Encontra-se no pitoresco bairro de La Boca, com um de seus extremos frente ao Río Matanza, na Vuelta de Rocha, e a uns 400 metros do estádio La Bombonera, pertencente ao Club Atlético Boca Juniors.

O caminho se estende de leste a oeste, formando uma curva de aproximadamente 150 metros, atravessando em forma diagonal uma maçã limitada pelas ruas Araoz de Lamadrid (ao norte), Garibaldi (ao oeste), Magallanes (ao sul) e Del Valle Iberlucea (ao leste). Sua forma segue o curso de uma antiga via de bonde, posteriormente abandonada. Em 1959 foi convertido oficialmente numa "rua museu", com o nome de "Caminito".

turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
Caminito, Buenos Aires Hélio Costa/Barbara Zandoval
A Recoleta é um bairro nobre de Buenos Aires, capital da Argentina. Abriga muitas atrações turísticas e seus imóveis estão entre os mais valorizados da cidade.

Na Recoleta está localizado o cemitério em que estão sepultadas diversas personalidades argentinas, com destaque para Evita Perón. O cemitério da Recoleta (em castelhano Cementerio de la Recoleta) é uma famosa necrópole localizada no bairro homônimo na cidade de Buenos Aires. Os jardins que rodeiam o cemitério constituem uma área de lazer muito popular entre os portenhos, ademais, o distrito da Recoleta é um dos mais nobres da capital argentina.

Conhecido por ser um dos cemitérios mais visitados do mundo, ao lado do parisiense Père-Lachaise, este local é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Ganhou fama devido ao luxo das lápides e da ostentação dos túmulos, retrato do bom momento econômico vivido pela Argentina no início do século XIX. Atualmente acontecem poucos enterros no local devido ao pouco espaço livre disponível e o alto preço do terreno

O bairro Recoleta é atendido parcialmente pela linha D do metrô de Buenos Aires. Está em construção (jan 2012) a linha H, que terá estação ao lado do cemitério e do Shopping Buenos Aires Design.

turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
Recoleta, Buenos Aires Hélio Costa/Cmasi
Seu nome vem do Convento dos Padres Recoletos, os membros da ordem franciscana que se instalaram na área no início do século XVIII, quando foi fundado um convento e uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar e cemitério anexado a ele. O centro histórico do bairro era a igreja paroquial do Pilar, cuja construção foi concluída em 1732, por essa razão, algumas vezes o distrito foi chamado de El Pilar.

O passeio da Recoleta é quase o centro geográfico do bairro, e um dos seus pontos mais altos, de modo que no final do século XIX, década de 1870, o sítio atraiu famílias ricas do sul da cidade, fugindo da epidemia de cólera e febre amarela, pois a altura do terreno reduzia a presença de insetos portadores da doença. Enquanto as classes populares foram liquidadas no sul-sudeste da cidade, os mais ricos construiam mansões na Recoleta.

turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
turismo buenos aires argentina recoleta caminito
Recoleta, Buenos Aires Nathana Rebouças/Eduardo M./Phillip Capper
Estas famílias construíram no bairro mansões e grandes edifícios em estilo francês. Muitas destas mansões foram demolidas no final dos anos 1950 e início de 1960. Assim, tem-se alusão a Buenos Aires como a Paris da América. Hoje, alguns desses edifícios tradicionais coexistem com modernos edifícios elegantes. Desde então, a Recoleta é um dos mais elegantes e caros bairros de Buenos Aires, concentrando mansões, embaixadas e hotéis de luxo, incluindo o luxuoso Alvear Palace Hotel.

Junto com alguns trechos dos bairros adjacentes do Retiro e Palermo, Recoleta é parte da área conhecida como Barrio Norte, local de habitação tradicional dos setores mais abastados da sociedade que concentra grande parte da vida cultural da cidade.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também