Muito provavelmente os que como eu tiverem a sorte de ultrapassar os setenta anos estarão na fila das quedas. Explico. Acreditadas ...

Você vai cair

queda acidente velhice

Muito provavelmente os que como eu tiverem a sorte de ultrapassar os setenta anos estarão na fila das quedas.

Explico. Acreditadas estatísticas demonstram que nos últimos dez anos dobrou o número de idosos que todos os dias sofrem com quedas, na maioria das vezes em suas residências e às vezes com consequências permanentes nas fraturas de ossos e infelizmente com um número crescente de óbitos.

queda acidente velhice
Emag
As causas são conhecidas e vão desde o reumatismo e a artrite até as circunstâncias dos locais frequentados. E é aí que este escrito pode ajudar. Fiz um apanhado de todas as providências que eu poderia tomar para evitar as tais quedas e vou compartilhar com vocês. Minha preocupação vem de um histórico de acidentes que sofri por ser assim, digamos...estabanado?

Já cai num bueiro aberto no meio da rua, uma moreia quase arrancou um pedaço do meu pé, já me estabaquei no asfalto quando fui desviar de um cachorro enquanto caminhava na praia, o que me custou uma cirurgia para colocar o dedão pendurado novamente no lugar...e isso só nos últimos dois anos. Por estas e outras é que decidi evitar ao máximo as quedas. E comecei pelo mais básico; tirei todos os tapetes do flat onde moro e do escritório. Vez por outra eles enrolavam no meu pé e um deles levou mãe Leca ao chão, fraturando o braço e tendo que colocar uma peça de titânio no local.

Além dos tapetes retirados, cuidei de colocar tapetes antiderrapantes no banheiro e duas barras em frente ao bojo para me apoiar ao sentar e principalmente levantar sem ter que segurar na pia, porque imagino que ao longo do tempo ela não irá
queda acidente velhice
99.films
aguentar o peso. Agora estou numa dúvida atroz; o que fazer com o box. É que meu box tem um vidro e me disseram que se por acaso eu escorregar enquanto tomo banho, mesmo com a colocação do tapete antiderrapante, vou estraçalhar o tal vidro e então a tragédia vai ser grande. Pensei em substituir o vidro por uma cortina, porém fui aconselhado a não fazer isso porque o risco de me enrolar nela e cair será enorme. Uma ideia é retirar o vidro e deixar assim mesmo; depois cuida-se de enxugar o chão.

Outras providências são fundamentais, porém uma em especial está me constrangendo. É que durante toda a vida sempre usei sandálias havaianas. Gosto tanto que tenho um par para usar em casa e um outro par, digamos, social, para sair. Só que a falta de suporte no calcanhar aumenta exponencialmente o risco de quedas. Vou tentar adaptar uma “liga” de prender dinheiro nas alças da sandália e passar por trás do pé... quem sabe dá certo? Porque abandonar as “legítimas” vai ser difícil.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também