Há certos desvios semânticos curiosos, cometidos por bons usuários da norma culta que inadvertidamente acabam escrevendo e publicando...

Erros curiosos

igreja lingua portuguesa erros
Há certos desvios semânticos curiosos, cometidos por bons usuários da norma culta que inadvertidamente acabam escrevendo e publicando o contrário do que pretendem dizer. Às vezes, nem mesmo uma releitura do que escreveram os leva a descobrir a escorregadela. Erros semânticos são desculpáveis, para quem
igreja lingua portuguesa erros
Horácio
igreja lingua portuguesa erros
Homero
deseja fazer-se entender com clareza, porque é importante que a preocupação com o que se diz seja maior do que a preocupação com o como se diz.

Horácio, na sua Arte Poética, se dizia indignado toda vez que o bom Homero cochilava: “Indignor quandoque bonus dormitat Homerus.” Espero que o leitor não ache indignação minha apontar tais erros... Afinal, até os gênios, como Homero, também erram...

Em sua defesa, como direito de resposta (A Gazeta — 7.07.2017, p. 23), o ex-deputado e ex-presidente do PT Genivaldo Lievore parece dizer o contrário do que pretendeu. Transcrevo o início do penúltimo parágrafo:

“Em nenhum momento defendi o ex-senador [Delcídio do Amaral] e critiquei a decisão da Justiça (...).”
igreja lingua portuguesa erros
Genivaldo Lievore
igreja lingua portuguesa erros
Delcídio do Amaral

O que o articulista diz é que criticou a decisão da Justiça.  O texto deveria ter sido o seguinte: “Em nenhum momento defendi o ex-senador NEM critiquei a decisão da Justiça”.  O campo da negativa da primeira oração, no texto publicado, não se estende à segunda, que é independente da primeira porque coordenada e não subordinada a ela.  Basta inverter a posição das duas orações para mostrar o que efetivamente disse o autor da declaração, com a intenção de dizer outra coisa: “Critiquei a decisão da Justiça e em nenhum momento defendi o ex-senador...” 

Erros semânticos são desculpáveis, para quem deseja fazer-se entender com clareza, porque é importante que a preocupação com o que se diz seja maior do que a preocupação com o como se diz.
Manchete do jornal A Gazeta, de 24.10.2017, a respeito de Tatiana Ferreira Lozano Pereira (32 anos), acusada de ter matado, em dezembro de 2016, o filho Itaberli Lozano (17 anos), em Cravinhos, interior de São Paulo: “Mãe que matou o filho por ser gay irá a júri popular.” Ora, quando o infinitivo não tem sujeito expresso, seu sujeito será semanticamente o mesmo da oração subordinante. Na frase da manchete acima citada, o sujeito de “por ser gay” é “ela”, a “mãe”. A frase significa: “Por ser gay, mãe que matou o filho irá a júri popular.” Como é o filho que era gay, e não a mãe, a frase deveria ser: “Mãe que matou o filho porque ele era gay irá a júri popular” ou: “Filho, por ser gay, é morto pela mãe que irá a júri popular”, ou “Filho é morto, por ser gay, pela mãe que irá a júri popular”, entre outras possíveis correções.

igreja lingua portuguesa erros
Lula da Silva ▪ Fonte: YTube
Desvio semântico semelhante no emprego equivocado do infinitivo está na manchete de capa do jornal A Tribuna, de 31.01.2018: “Justiça [STJ] nega pedido para evitar que Lula seja preso.” Como o sujeito de “evitar” não está expresso, entende-se que ele é semanticamente o mesmo da oração subordinante (principal). O que o jornal pretendeu informar é que a Justiça negou pedido que evitaria a prisão de Lula. Mas o que o jornal efetivamente informou é o oposto: o objetivo da Justiça, ao negar o pedido, foi evitar que Lula fosse preso, isto é, “Justiça nega pedido com o fim de evitar ( = para evitar) que Lula seja preso”.

Exemplo interessante de deslocamento sintático que acaba informando algo que seu autor não desejou é a seguinte passagem da crônica “Data-limite”, de Merval Pereira (caderno de Política, A Gazeta, de 14.08.2018, p. 21): “O ex-presidente é inelegível pela Lei da Ficha Limpa, que foi sancionada por ele, por ter sido condenado em segunda instância.” O que o autor diz é que a lei foi sancionada pelo ex-presidente por ele ter sido condenado”, como se a condenação causasse a sanção da lei.
igreja lingua portuguesa erros
Merval Pereira ▪ Fonte: YTube
O que ele quis dizer: “O ex-presidente, por ter sido condenado em segunda instância, é inelegível pela Lei da Ficha Limpa (que foi) sancionada por ele.”

Repare-se que todos os textos acima transcritos não contêm desvios gramaticais e respeitam as normas sintáticas. O problema é apenas semântico, e não é desdouro nenhum para os seus autores, mais preocupados com o conteúdo do que estão dizendo do que com a forma de dizê-lo.

Eis uma pequena lista de cochilos encontrados em textos diversos:

1
As vítimas do assassinato estavam indo embora da feira que acontece na região, dentro de uma Kombi. (A frase de reportagem sugere que a feira acontece dentro de uma Kombi.)

2
Em pleno desespero, a dona de casa pulou com o filho de 1 ano e 2 meses nos braços do seu apartamento que fica no segundo andar. (A frase de reportagem sugere que um apartamento tenha braços...)

3
Se você tem interesse em abrir uma loja no Hortomercado, entre em contato com a empresa que irá administrar o local pelo telefone 9982... (O texto de propaganda dá a impressão de que a empresa vai administrar por telefone...)

4
Avisos paroquiais ambíguos (colaboração dos leitores Roldão Simas Filho — infelizmente de volta ao nómeno ou noumenon do nada — e José Lemos Sobrinho):

Para quem tem filhos e não o saiba, temos na paróquia um espaço preparado para as crianças.
O custo da participação na reunião sobre “Oração e Jejum” inclui refeições.
Sexta-feira, às sete da tarde, as crianças da catequese representarão o Hamlet de Shakespeare no salão paroquial. A comunidade está convidada a participar dessa tragédia.
igreja lingua portuguesa erros
Estimadas paroquianas: não esqueçais a venda de beneficência! É uma boa altura para vos livrardes de coisas inúteis que tendes em casa. Trazei vossos maridos.
Quinta-feira que vem, às 5h da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as paroquianas que desejem fazer parte do grupo das mães devem dirigir-se ao escritório do pároco.
As reuniões do grupo de recuperação da autoconfiança são às sextas-feiras, às 8h da noite. Por favor, entrem pela porta traseira.
Assunto da catequese de hoje: “Jesus caminha sobre as águas.” Assunto da catequese de amanhã: “À procura de Jesus.”
O coro dos maiores de 60 anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.
igreja lingua portuguesa erros
Lembrem em suas orações todos os desesperados e cansados da nossa paróquia.
O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.
O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir. Vamos tentar derrotar o Cristo Rei.
Lembrem-se de que quinta-feira começará a catequese para meninos e meninas de ambos os sexos.

Fiquemos por aqui, porque até um leitor paciente já estará cansado...
ALGUNS DOS LIVROS DO AUTOR: JOSÉ AUGUSTO CARVALHO
faroeste futebol gramatica lingua portuguesa
faroeste futebol gramatica lingua portuguesa
faroeste futebol gramatica lingua portuguesa
faroeste futebol gramatica lingua portuguesa

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também