“Ainda que faças uma centena de nós, a corda continuará sendo uma só.” Parábola sufi Os povos árabes acreditam no qaddar , uma ...

A Predestinação

camelo deserto bagdad
“Ainda que faças uma centena de nós, a corda continuará sendo uma só.”
Parábola sufi

Os povos árabes acreditam no qaddar, uma palavra geralmente traduzida como "predestinação". Segundo este renque de pensamento, todo o ser humano terá já determinado pelo divino, à nascença, as suas características, bem assim tudo o que lhe acontece na vida. Esta crença, porém, não implica a rejeição do livre arbítrio.

camelo deserto bagdad
A palavra árabe maktub (estava escrito!), particípio passado do verbo katb (escrever), admite a crença na inevitabilidade, no princípio de que tinha que acontecer. Com as devidas proporções, será um pouco como a locução latina post nubila febus phoebus, isto é, "depois das nuvens, o sol”, “depois da tempestade, a bonança". Será equivalente, também, a maalish, outro termo árabe que significa "não tem importância" e que reflecte a convicção no fatalismo e na inevitabilidade relativamente ao que estará já escrito nas estrelas...

De resto, esse sentimento está bem patente na forma de estar do povo árabe e na sua maneira de encarar a vida e o destino, como narra, com singularidade, aquele popular conto sobre um poderoso homem de Bagdad que, um dia, envia o seu criado ao mercado para fazer uma compra. Deambulando pelo dédalo do suq (palavra que significa "mercado" ou "bazar"), e
camelo deserto bagdad
ao desembocar numa praça, o criado depara com uma figura sombria, com ar profundamente inquietante, que o fita com um olhar intimador.

Preso de incontornável pânico, o criado desata a fugir em direção a casa. Ao chegar quase sem fôlego, conta ao patrão o sucedido, anunciando-lhe:

⏤ Vou-me já embora! Vi a "morte" que me espreitava. Irei atravessar durante a noite o deserto e refugiar-me longe, em Samarra. Fugirei agora mesmo para Samarra!

O patrão, indignado, sai porta fora com intenção de ir ao mercado tentar inverter a situação, já que não estava disposto a perder tão valioso colaborador.

camelo deserto bagdad
Ao chegar ao suq, e depois de ter procurado um pouco, o homem não tarda em avistar a sinistra figura, recolhida num dos recantos da praça, a observar. Resolutamente, interpela-a:

⏤ Com que direito aterrorizaste, há pouco, o meu pobre criado, a ponto de ele querer deixar o meu serviço aqui em Bagdad e se preparar para fugir?!

Então a "morte" observa-o melancolicamente e responde-lhe com ar vagaroso:

⏤ Aterrorizá-lo? Eu?! Pelo contrário. Se o olhei fixamente foi apenas por causa da grande surpresa de o ter encontrado aqui, em Bagdad, quando tenho encontro marcado com ele, amanhã... em Samarra!”
UM CERTO ORIENTEO autor convida os leitores a acompanhar seu programa semanal Um Certo Oriente, com músicas e temas orientais, transmitido nas seguintes emissoras e horários, via internet: Domingo 03h—04h Rádio Via Aberta 08h—09h RCP FM 92.6 FM 13h—14h Rádio 100Margens 20h—21h Rádio Voz Online na Cossoul 21h—22h Canal Viana 21h—22h Telefonia da Amadora (em manutenção) Segunda-feira 15h—16h Rádio Portimão 106.5 FM 19h—20h Rádio Alta Tensão 20h—21h Rádio JB Nostalgia Quarta-feira 22h—23h Rádio Marmeleira Quinta-feira 11h—12h Rádio Alcobaça 23h—24h Rádio Cantinho da Madeira Sexta-feira 19h—20h Rádio Paixão FM 20h—21h Rádio Tejo (Cartaxo) 102.9 FM 21h—22h Rádio Nova Oeste 23h—24h Rádio Onda Certa Sábado 08h—09h Rádio Surpresa 15h—16h Rádio Antena Mais 18h—19h Antena Web (Canal 1) 20h—21h Rádio Portimão 106.5 FM 21h—22h Rádio Horizonte Atlântico
OBS.: No Brasil, a emissão ocorre três a horas a menos em relação ao horário de Portugal.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também